CANTIGAS DE RODA

JUSTIFICATIVA:

Toda a criança gosta de brincadeira de roda. Essas cantigas pertencem à tradição oral, são passadas de geração a geração. O bom de trabalhar com elas na alfabetização é que as canções são facilmente memorizáveis. Assim, a criança participa de situações de leitura e escrita mais facilmente. Afinal, ela já sabe o que está escrito e pode prestar mais atenção à forma como se escreve. É possível que alguém ainda não plenamente alfabetizado, mas domine palavras, inícios de palavras e repetições, consiga “ler” a letra, acompanhando os versos com o dedo.
Ensinar às crianças a ler e escrever e se expressar de maneira competente na língua portuguesa.
Esse projeto visa proporcionar um gênero que permita às crianças sentido à leitura e escrita.
Ao estabelecer relações entre o escrito e o oral, os alunos avançam nas habilidades de leitura, escrita e interpretação do próprio texto.
Topo
OBJETIVOS:
Possibilitar que as crianças vivenciem, desde o início de seu processo de alfabetização, atividades que envolvam textos, palavras, letras significativas.
Propiciar às crianças a aquisição de um repertório de letras de forma a contribuir para o desenvolvimento do processo de alfabetização.
Estimular a pesquisa e a análise das palavras do texto.
Propiciar aos alunos um trabalho rico e prazeroso na aquisição da escrita e da leitura.
Topo
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM:

LÍNGUA PORTUGUESA: Escutar as músicas e memorizá-las; ler textos memorizados; copiar as letras das canções observando organização textual, legibilidade e capricho; escrever as canções memorizadas; ditar canções e parlendas para a professora ou o colega, adequando o ritmo da fala ao da escrita.
Topo
ARTE: Cantar e ampliar o repertório musical; identificar ritmo e melodia, utilizando-os como referência ao cantar, produção de imagens de apoio às canções.
Topo
PLURALIDADE CULTURAL: Perceber a música como parte essencial de nossa história e cultura.
Topo
ESTRUTURA PROGRAMÁTICA:

CONTEÚDOS:

◄ Cantigas de roda.
Conteúdos conceituais: cantigas de roda para ler e escrever.
Conteúdos procedimentais: trabalhar com cantigas onde os alunos vão unir as palavras para montar as cantigas de roda: as letras das músicas mostram o sentido e a função da escrita.
Conteúdos atitudinais: o projeto possibilita com que os alunos realizem um trabalho coletivo, onde todos estejam envolvidos, provocando situações em que os alunos se ajudem mutuamente no processo de aprendizagem e incentivando a participação.
Topo
PROBLEMATIZAÇÃO:
Muitas vezes nos deparamos nas salas de aula com alguns alunos que não lêem e nem escrevem, outros conhecem as letras, mas não montam palavras nem frases em função das hipóteses que ainda estão desenvolvendo. Como problematização do projeto buscamos ajudar os alunos a estabelecerem relações entre o escrito e o oral para que avancem nas habilidades de leitura e escrita.
Topo
TEMPO ESTIMADO: 2 meses

MATERIAL NECESSÁRIO:

◄ Papel ofício
◄ Cartolina
◄ Câmera fotográfica
◄ CDs
◄ Som
◄ lápis de cor
Topo
DESENVOLVIMENTO:

Para realizar seu trabalho, siga as etapas apresentadas na seqüência.
Topo
1ª ETAPA:

◄ Seleção de um gênero textual ( cantiga de roda)
● Trazer para sala um CD com algumas cantigas e estimular o aluno a cantar. Leve-os até o pátio ou na própria sala, brinque e represente as cantigas selecionadas.
Topo
2ª ETAPA:


◄Pesquisa sobre o gênero textual selecionado (em casa com os pais e avós).
● Peça que registrem as cantigas pesquisadas no caderno.
Topo
3ª ETAPA:

◄ Destacar as cantigas trazidas pelas crianças.
● Retomar, com as crianças, as cantigas apresentadas pelos pais para que o aluno cada aluno fale da sua e até ensine-a (caso saiba cantá-la);
● Contextualize historicamente as cantigas com as informações que você conseguiu levantar.
Topo
4ª ETAPA:


◄ Valorização da escrita:
● Colar todos os cartazes trazidos pelos alunos num cartaz, chamando atenção para a importância da escrita na preservação das cantigas.
● Selecionar, com ajuda dos alunos, uma cantiga para trabalhar.

◄ Paredes que educam:

● Em vez de deixar a sala com cara de festa infantil, é mais útil forrar as paredes com os temas trabalhos. Vale um índice das músicas já prendidas ou a letra da canção preferida. É uma forma de as crianças estarem em contato com a palavra escrita e o projeto. Fixe o cartaz na altura dos olhos delas.
Topo

A CANOA VIROU

Se eu fosse um peixinho
e soubesse nadar
eu salvaria a menina
(substituir o nome)
lá no fundo do mar
siri pra cá, siri pra lá

Rema, rema, rema
rema, rema, rema (BIS)
rema, rema, rema, ô, ô, ô...

A canoa virou
por deixar ela virar,
só por causa da morena
que não soube remar
Topo
PROCEDIMENTOS:

Seguindo a canção:

Cada dupla de alunos divide um caderno de leitura e acompanha a canção com o dedo. Quando a música pára, a professora passa em cada carteira para verificar quem está no lugar certo. Dá para trabalhar a correspondência entre o oral e o escrito até com crianças não alfabetizadas.
Topo
Ditado para a professora:

A turma dita uma canção que a professora escreve no quadro-negro. Essa atividade serve para todos observarem a organização formal do texto e favorece a memorização da letra da música que será trabalhada depois. Os alunos poderão estabilizar a escrita de algumas palavras bem como repetições, título e grafia.
Topo
5ª ETAPA:

◄ Compreensão da fundamentação e dos espaços em branco e da pontuação:
● Ao transcrever o texto no quadro, além da leitura pausada e (articulada) das palavras , chame a atenção dos espaços em branco para a separação de cada palavra registrada e da função dos sinais de pontuação.
Topo
6ª ETAPA:

◄ Reconhecer unidades fonológicas com sílabas, rimas, terminações de palavras...
● Uma vez transcrita a cantiga no quadro (é importante que cada aluno tenha uma cópia também), desenvolva atividades de leitura e decodificação do texto, de partes do texto (frases), de palavras, de identificação de sílabas, de letras e fonemas.
Topo
Através das cantigas de roda, muito requisitadas nas horas das brincadeiras.
Trabalhar com as letras das cantigas. As letras serão copiadas em cartolina e afixadas na parede para que todos se familiarizem com o texto.
Os alunos já alfabetizados reescrevem as cantigas. Enquanto isso, os outros poderão executar diversas atividades como ordenar tiras de papel com versos, palavras e letras, marcar palavras que já conhecem ou sílabas que reconhecem. Essas atividades dependerão das hipóteses em que as crianças se encontrem.
Topo
A turma ainda pode fazer exercícios de rimas, separando termos da frase, completar e ordenar versos e palavras. Ultrapassada essa fase, fazer o livro onde o aluno escreve e ilustra uma cantiga.
Topo
SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM A CANTIGA DE RODA

Apresentamos alguns exemplos:

1) Indique as seguintes expressões, no texto:

● a) “A canoa virou”
● b) “Só por causa da morena”
● c) “Rema, rema, rema”
Topo
2) Localize, no texto, as seguintes palavras:

- CANOA - MORENA
- REMA - MENINA
Topo
3) Observe a palavra “CANOA”:

● Encontre outra com a mesma letra inicial
CANOA
CAUSA

● Que outras palavras vocês lembram com iniciais CA:

CANOA
CASA
CAVALO
CARRO
CAUSA
Topo
4) Leitura das palavras:

● É importante, professor (a), que cada palavra dita seja transcrita de forma que a criança relacione-se com a forma escrita. Além disso, destaque a sílaba inicial, chamando a atenção para a sua forma fonética e gráfica. E oriente o registro da mesma no caderno.
Topo
5) Relação da letra com as vogais (entre fonemas e grafemas)

● Proponha outras construções.
Ex.: C/S + E

CEBOLA
SECA
CEVADA
SELO
CEDO
Topo
● Explique diferença do fonema /S/:

CEBOLA SECA
CEVADA SELO
CEDO SEMANA
CECILIA SELA
CELIA SELMA
Topo
6) Que outras palavras podem formar com:

CANOA CEBOLA SECA
CAUSA CEVADA SELO
CASA CEDO SELA
CAVALO CECILIA SEMANA
CARRO CELIA SELMA

● Cebola = bola
● Cevada + cavalo = vaca
● Seca + selo = calo
● Semana + sela = mala
Topo
7) Localize, no texto, as palavras que rimam entre si:

a) Indique as palavras que rimam com VIRAR:

VIRAR
REMAR
NADAR
MAR

● Que palavras rimam com:

CANOA
__________
__________
__________
Topo
8) Produção escrita:

a. Partindo das atividades anteriores, questione: que outros textos vocês conhecem que têm rima?
● Estimular respostas como: quadrinhos, poemas, músicas...
b. Apresente modelos desses gêneros aos alunos (cópias escritas).
c. Estimule os alunos a apresentarem, oralmente, algumas quadrinhas.
d. Tendo em vista a função social da escrita, proponha a produção de um mural (no pátio da escola) com quadrinhas produzidas por eles.
e. Divida a turma em pequenos grupos e distribua uma palavra para cada grupo.
f. Oriente que encontrem mais três palavras que rimem com aquela (peça o registro dessas palavras do jeito deles).
g. A partir das rimas criadas, oriente para uma produção escrita de uma quadrinha.

Topo
PRODUTO FINAL: Gravação de um CD e montagem de um livreto com as letras da música, ilustrado pelas próprias crianças. Caso sua escola não tenha recursos tecnológicos para isso, promova uma apresentação para a comunidade das canções selecionadas.

Topo
AVALIAÇÃO CONTÍNUA:

Como em todo projeto, a avaliação deve ser feita de forma contínua, não apenas no final das atividades. Cabe ao professor, no caso específico desse trabalho, levar em conta que a aprendizagem se dá em três vertentes distintas: as atividades relacionadas ao conteúdo proposto (pesquisa sobre cantigas de roda, transcrição das letras, elaboração conjunta do livreto e participação na apresentação das músicas), as ligadas á alfabetização (leitura acompanhada das músicas trabalhadas, confecção de cartazes, montagem de textos lacunados ou com letras, palavras ou frases móveis) e, finalmente, as que se relacionam às tarefas permanentes do alfabetizador, como leitura.
Topo
Embora, neste trabalho, a música seja usada muito mais como um veículo para acelerar a alfabetização e garantir seu sucesso, não se pode deixar de lado o prazer de cantar. É importante destacar esse ponto porque é comum ele ser desprezado – muitos professores, preocupados em enaltecer o valor da música para a nossa história e cultura, se esquecem da alegria que a canção em si proporciona as crianças. E essa alegria tem tudo a ver com educação. Por isso, procurar o tom certo, acertar a respiração e entoar o tema num ritmo adequado à garotada são objetivos que ganham força à medida que se aproxima o momento culminante do projeto: a elaboração do livreto de cantigas de roda e apresentação das músicas.
Topo
Missão cumprida é hora de pensar no projeto para o semestre seguinte. Que tal substituir as cantigas de roda por outro gênero textual? Os versos, mais uma vez, se transformarão em passaporte para novos conhecimentos. Uma travessia mágica que se materializa num livreto e que envolve todos os alunos. Porque é impossível ficar alheio a um trabalho desse tipo. “Porque é impossível resistir ao encanto de uma criança que, ao ouvir sua voz no som, enche o peito de orgulho e diz: ‘É a minha voz”.
Topo
Observar se através dessa atividade os alunos avança no estabelecimento de relações entre o escrito e oral, e se obtiveram avanços na interpretação de textos, bem como nas habilidades gerais de leitura e escrita.

Professores o sucesso do projeto vai está no empenho de cada um ao desenvolver o trabalho.
Bom trabalho e sucesso!

Topo

Um comentário:

Profª Ana Cláudia disse...

Parabéns pelo projeto apresentado, pois devemos trabalhar com gêneros textuais no nosso cotidiano, por que fica mais fácil para alfabetizar. A Escola Izidro Pereira está de parabéns!!!

Postar um comentário