CONTOS

APRESENTAÇÃO

Este trabalho consta de um projeto didático para um grupo de crianças de 6 e 7 anos a duração prevista é de um bimestre, para o desenvolvimento deste projeto foram levados em consideração às necessidades do grupo, no que concerne a produção oral e escrita.
Topo
JUSTIFICATIVA

As crianças desde pequenas devem ser inseridas no mundo letrado se aproximando da linguagem que se escreve. Embora nesta faixa etária não produzam textos escritos convencionalmente, o contato com diversos tipos de textos é indispensável para a formação do sujeito leitor e escritor. Desta forma foram escolhidos os contos por apresentarem uma estrutura canônica, permitindo ás crianças o desenvolvimento da criatividade, da imaginação, da seqüência narrativa, se aproximando da linguagem que se escreve.
Topo
APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

- Aproximar-se da linguagem que se escreve.
- Aproximar-se da seqüência narrativa.
- Conhecer algumas marcas da tipologia textual.
Topo
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

a)Seqüência didática para disparar o projeto.

Objetivo:
Despertar o interesse das crianças para o mundo dos contos.

- Fixar no chão o desenho das patas de um lobo e questionar ás crianças a quem pertence.
- Incentivá-las a seguir às patas para confirmar ou não as hipóteses levantadas a partir do
aparecimento do lobo.
- Levantar outras hipóteses com relação ao título do conto em que aparece o lobo.
- Aparecimento de chapeuzinho vermelho em local previamente determinado como mais
Topo
um elemento que ajudará a descoberta do título do conto.

- Narrativa do conto.
- Reconto.
- Dramatização.

Topo
b) Seqüência didática para realizar o diagnóstico de entrada

Objetivo:
- Identificar os conhecimentos das crianças a cerca da seqüência narrativa e da linguagem que se escreve.

- Narrativa da história “Os três porquinhos”.
- Reconto da história.
- Produção oral com destino escrito
Topo
c) Seqüência didática de ensino

Objetivo:
Assegurar a seqüência narrativa, aproximando-se da linguagem que se escreve.

- Narrativa de contos pela professora, utilizando diferentes formas.
- Reconto – Produção oral com destino escrito;
- Seleção de contos a serem narrados pelas crianças
- Elaboração de listas dos contos selecionados;
- Confecção do cartaz dos contadores de história semanalmente;
- Desenho da parte do conto que mais gostaram e /ou personagens;
- Lista dos nomes dos personagens;
- Montar os nomes dos personagens com o alfabeto móvel;
- Textos lacunado, caça-nome com os nomes dos personagens.
Topo
d) Seqüência didática para o empreendimento final (dramatização)

Objetivo:
Assegurar as sequências narrativas, aproximando-se da linguagem que se escreve.

- Escolha do Conto a ser contado.
- Narrativa do conto pela professora;
- Reconto;
- Lista dos personagens do conto;
- Organização e imagens e rases que retratem a seqüência narrativa do conto;
- Produção oral com destino escrito de um livro produzido pelos alunos durante a produção do projeto;
- Ensaios para empreendimento final;
- Divulgação da peça através de convites produzido e escrito pelo grupo;
- Apresentação da peça.
Topo
e) Quantidade de textos lidos:

- Os três porquinhos;

- Branca de Neve e os sete anões;
- Cachinhos dourados;
- Chapeuzinho vermelho.
Topo
f) Jogos produzidos durante o projeto:

- Jogo da memória;

- Palavras cruzadas;
- Bingo;
- Dominó.


Topo

Nenhum comentário:

Postar um comentário