PROJETO BIBLIOTECA ATIVA


1 - PROJETO BIBLIOTECA ATIVA

Ana Lúcia Wanderley Rodrigues

Avilmar dos Santos Silva
Elânia Medeiros Ferreira
Gladja Barbosa Silva
Helena Dionísio Machado
Maria Dulcinéia Amorim Cavalcante
Márcia Maria Silva
Márcia Maria Amorim Farias
Quitéria Medeiros Ferreira Costa
Rejane Almeida dos Santos
Renilda Abreu Rocha
Vânia da Conceição Leite
Wagna Dantas Nicácio Vilar
(corpo docente)

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1. JUSTIFICATIVA

Considerando que a maioria dos alunos das escolas públicas tem pouco acesso a livros, revistas, gibis, jornais, entre outros suportes, e que a escola tem como função social garantir a todos o acesso aos conhecimentos historicamente construídos, a biblioteca escolar é, portanto, um espaço essencial para auxiliar na ampliação destes conhecimentos e na formação de sujeitos leitores. Porém, o que se observa atualmente nas escolas em que trabalhamos é que a biblioteca é um espaço mal utilizado pelos professores, mal compreendido pelos alunos, e quase que totalmente ocupada por estantes e mesas enormes, não possui pessoas capacitadas para atender os alunos e os professores (muitas vezes fica trancada por não ter ninguém na escola disponível para este trabalho), e não existe verba para manutenção da mesma, privando alunos, professores e outras pessoas da comunidade, do contato com o reino da leitura.
Essa situação leva alunos e professores a não identificarem a biblioteca como um ambiente acolhedor e prazeroso a ser utilizado no cotidiano escolar.
Diante de tal situação, é importante revitalizar a biblioteca, dinamizando o ambiente para que as pessoas sejam atraídas a freqüentá-la, e cativadas para o mundo maravilhoso da leitura.
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2. OBJETIVOS


• Reorganizar a biblioteca, preparando um espaço (cantinho) de leitura, para que os alunos do ensino fundamental sintam-se atraídos a freqüentá-la.
• Organizar um cronograma de uso deste espaço, oportunizando que todas as séries tenham acesso à biblioteca para leitura, pesquisa e entretenimento.
• Proporcionar diferentes atrações para tornar o espaço bem dinâmico (contação de histórias, dramatizações etc.).
• Possibilitar ao aluno o acesso aos livros para que possa manuseá-los e escolher o que quer ler.
• Preparar um baú com revistas, gibis e jornais para deixá-lo neste espaço e para ser usado pelo professor em sala de aula, quando necessário.
• Permitir que o aluno participe ativamente deste universo da leitura, ouvindo histórias, contando, recontando, discutindo, montando cenários, emitindo opinião sobre a obra lida, dando sugestões, para que se tornem crianças e adultos leitores.
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3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

De acordo com o fascículo 04, a biblioteca é um lugar importante da escola onde se adquire e produz cultura, onde podemos promover atividades diversas com os alunos e proporcionar aos mesmos o acesso e o conhecimento dos diferentes gêneros textuais produzidos pela humanidade.
A autora Jurema Nogueira Mendes Rangel, em seu livro Leitura na Escola: espaço para gostar de ler (2005, p.86), traz a seguinte reflexão:

A configuração dos espaços escolares auxilia o entendimento do espaço que a leitura ocupa nesta organização. Além da sala de aula, quais são os espaços de leitura? Onde os alunos lêem? Serão estes espaços indicadores também das representações sobre a leitura?

Acreditando-se que a leitura é essencial no processo de aprendizagem e de formação de leitores, pois supõe o desenvolvimento de diversas capacidades, e que a organização dos espaços também é norteadora da prática pedagógica, considera-se que planejá-los, organizá-los e modificá-los convidará as crianças à pesquisa, a aprendizagens, às interações significativas, aos desejos e prazeres que a leitura oferece e oportuniza.
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4. METODOLOGIA

Esta idéia surgiu em virtude do Dia da Biblioteca. As Professoras Elânia, Márcia, Quitéria, Helena refletiram sobre o Dia da biblioteca e decidiram desenvolver esta atividade no pátio de revitalizar a Biblioteca e enfatizaram a importância das bibliotecas para a aprendizagem dos alunos e do quanto elas não são valorizadas no cotidiano escolar.
Sendo assim, incentivá-las a pensarem o que poderiam estar fazendo, mesmo com dificuldades, para mudar este quadro.
A atividade será colocada em prática por todas as professoras de escola da Escola Municipal de Educação Básica Vereador Izidro Pereira Filho. Porém, serão envolvidos gradativamente todos os professores e alunos do Ensino Fundamental, a equipe gestora da escola (direção e coordenador pedagógico). Pois uma biblioteca organizada trará benefícios não só aos alunos, mas a toda comunidade escolar e local.
Buscando incentivar e organizar o trabalho na escola, cada professora fará em sua unidade escolar uma reunião inicial para convidar as outras professoras que trabalham com as séries iniciais do Ensino Fundamental, e a equipe gestora (direção e coordenadores pedagógicos), a se engajarem neste projeto.
Para a execução do projeto, foi montado um espaço no pátio da escola, hora do conto, aulas de leitura em grupo, localizado estrategicamente, buscando revitalizar a biblioteca, tornando-a mais atraente e aconchegante, para que as pessoas sejam atraídas a freqüentá-la. Neste espaço, foram colocados os livros de histórias infantis. As professoras fizeram horários previamente combinados para iniciar a organização da biblioteca. A equipe organizará um cronograma de uso deste espaço, oportunizando que todas as séries (professores e alunos) tenham acesso à biblioteca para leitura, pesquisa e entretenimento.
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5. AVALIAÇÃO

A atividade será avaliada através de relatórios feitos pelos professores e alunos, em que informarão os benefícios e as dificuldades que estão encontrando, durante toda a execução da atividade. E com base nestes relatórios, far-se-ão os reajustes necessários.
Espera-se, com esta atividade, resultados concretos, ou seja, o uso freqüente da sala de leitura (está processo de construção) pelos alunos, professores e pais, proporcionando uma melhora significativa no processo de alfabetização, leitura e escrita dos envolvidos, além de oportunizar o acesso e o conhecimento dos diferentes gêneros textuais que circulam em nossa sociedade.
Os resultados obtidos serão divulgados para toda a comunidade escolar e local.
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6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Fascículo 04 – Organização e Uso da Biblioteca Escolar e das Salas de Leitura – ED.REV. e ampl., incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de referência/ Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

RANGEL, Jurema Nogueira Mendes. Leitura na escola: espaço para gostar de ler. Porto Alegre: Mediação, 2005.

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2 comentários:

Anônimo disse...

A Escola Municipal Vereador Izidro está shou!

Anônimo disse...

OS EDUCADORES DESSA ESCOLA PENSAM EM DIAS MELHORES. PARABÉNS!

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