I – PESQUISA E SELEÇÃO DE TEXTOS
DRAMATIZAÇÃO DE FÁBULAS
Este projeto tem o objetivo de colocar os alunos em situações formais de uso da língua, uma vez que irão se apresentar a um determinado público dramatizando as fábulas trabalhadas no projeto.
A seguir apresentamos uma proposta para as várias etapas deste Projeto.
Topo
1 – Informar aos alunos sobre o projeto
O primeiro passo é conversar com os alunos sobre como realizarão este projeto, ou seja, que etapas irão desenvolver. Informe-lhes que o primeiro passo será pesquisar fábulas, depois irão escolher um deles para ser dramatizado e apresentado ao público a ser definido. Informe também que irão estudar a tipologia textual escolhido e montar um livro com esse texto escolhido, para ser doado à biblioteca da escola.
Topo
2 – Definição do público para o qual irão dramatizar as fábulas
Proponha uma atividade em que os alunos possam manifestar opiniões sobre o texto escolhido.
Topo
3 – Pesquisa e leitura de fábulas
Durante a semana, leia junto com eles duas ou três fábulas por dia, ampliando, assim, o repertório desses tipos de texto. Peça-lhes que pesquisem fábulas na biblioteca da escola ou em livros didáticos e os tragam anotados para a aula.
Topo
4 – Seleção das fábulas
Selecione com os alunos quais as fábulas que gostariam de dramatizar e registre no quadro e no seu caderno.
Topo
5 – Cópias dos textos selecionados pelos alunos
Cada aluno deverá copiar no seu caderno o texto a ser dramatizado. Informe aos alunos que a cópia da fábula deverá ser idêntica ao texto original e, deve incluir o título e o nome do autor.
Revise, individualmente, a escrita dos textos.
Topo
6 – Ilustrações da fábula
As ilustrações poderão ser feitas com desenhos e/ou recortes e colagens.
Topo
7 – Escrita do convite
Informe aos alunos que será necessário produzir um convite a ser entregue ao público escolhido para assistir a dramatização. Para isso, os alunos terão de definir:
●quando será realizada a apresentação;
●onde será realizado;
●horário da apresentação.
Será preciso explorar o conhecimento prévio dos alunos sobre os convites. Se possível, apresente á classe diferentes tipos de convites (aniversárias festas a escola, casamento, etc.). Pergunte-lhes se já viram um convite, em que situações são usadas, quem o lê, como um convite pode ser entregue (em mãos, por correio ou enviado pela Internet), caso conheçam, peça-lhes que tragam para ter como modelo para a produção do mesmo.
Se achar conveniente, transcreva o convite abaixo no quadro e leia-o para os seus alunos. Ele dará pistas para a elaboração do texto pela classe.
Topo
Queridos pais,
Meus colegas e eu fizemos produções de
textos e dramatizações e vocês poderão vê-los no
pátio da escola, no dia 20 de agosto, das 9h às 10h30.
Espero vocês,
Mariana
Ao ler, chame atenção para as características do convite. Pergunte:
●Qual o motivo desse convite?
●Quem está sendo convidado?
●Qual a data da apresentação?
●Onde as produções serão expostas?
●Quem assinou o convite?
●As informações contidas no convite são importantes? Por quê?
II – APRESENTAÇÃO DA DRAMATIZAÇÃO
Topo
1 – Ensaio
Ensaie sistematicamente com os alunos, uma ou duas vezes por semana. Ao longo dos ensaios, chame a atenção para o tom de voz e entonação (as falas dos personagens). Nesses encontros dirija o olhar para a maneira com que essas pessoas se apresentam: local, como se posiciona se utiliza o tom de voz adequado, se falam muito rápido ou devagar demais.
Topo
2 – Apresentações da dramatização
Antes da apresentação, lembre aos alunos quando forem dramatizar, devem informar aos ouvintes os personagens, o título e o autor. Converse com eles sobre como preferem apresentar.
III - ORGANIZAÇÃO DO LIVRO DE FÁBULAS
Topo
1 – Confecção da capa
A capa deverá ser feita com cartolina cortada no tamanho adequado. Converse com a classe sobre o título que darão ao livro. Depois de definido, eleja os alunos que ficarão encarregados de fazer a ilustração da capa, copiar o título escolhido e o nome da turma que participou da elaboração.
Topo
2 – Montagem do livro
Reúna as folhas com as fábulas, grampeie e monte o livro. Depois de pronto, escolha três alunos para fazerem a entrega do livro à biblioteca da escola. Junto com a classe, combine que esses alunos deverão dizer no dia da entrega.
Topo
DRAMATIZAÇÃO DE FÁBULAS
Este projeto tem o objetivo de colocar os alunos em situações formais de uso da língua, uma vez que irão se apresentar a um determinado público dramatizando as fábulas trabalhadas no projeto.
A seguir apresentamos uma proposta para as várias etapas deste Projeto.
Topo
1 – Informar aos alunos sobre o projeto
O primeiro passo é conversar com os alunos sobre como realizarão este projeto, ou seja, que etapas irão desenvolver. Informe-lhes que o primeiro passo será pesquisar fábulas, depois irão escolher um deles para ser dramatizado e apresentado ao público a ser definido. Informe também que irão estudar a tipologia textual escolhido e montar um livro com esse texto escolhido, para ser doado à biblioteca da escola.
Topo
2 – Definição do público para o qual irão dramatizar as fábulas
Proponha uma atividade em que os alunos possam manifestar opiniões sobre o texto escolhido.
Topo
3 – Pesquisa e leitura de fábulas
Durante a semana, leia junto com eles duas ou três fábulas por dia, ampliando, assim, o repertório desses tipos de texto. Peça-lhes que pesquisem fábulas na biblioteca da escola ou em livros didáticos e os tragam anotados para a aula.
Topo
4 – Seleção das fábulas
Selecione com os alunos quais as fábulas que gostariam de dramatizar e registre no quadro e no seu caderno.
Topo
5 – Cópias dos textos selecionados pelos alunos
Cada aluno deverá copiar no seu caderno o texto a ser dramatizado. Informe aos alunos que a cópia da fábula deverá ser idêntica ao texto original e, deve incluir o título e o nome do autor.
Revise, individualmente, a escrita dos textos.
Topo
6 – Ilustrações da fábula
As ilustrações poderão ser feitas com desenhos e/ou recortes e colagens.
Topo
7 – Escrita do convite
Informe aos alunos que será necessário produzir um convite a ser entregue ao público escolhido para assistir a dramatização. Para isso, os alunos terão de definir:
●quando será realizada a apresentação;
●onde será realizado;
●horário da apresentação.
Será preciso explorar o conhecimento prévio dos alunos sobre os convites. Se possível, apresente á classe diferentes tipos de convites (aniversárias festas a escola, casamento, etc.). Pergunte-lhes se já viram um convite, em que situações são usadas, quem o lê, como um convite pode ser entregue (em mãos, por correio ou enviado pela Internet), caso conheçam, peça-lhes que tragam para ter como modelo para a produção do mesmo.
Se achar conveniente, transcreva o convite abaixo no quadro e leia-o para os seus alunos. Ele dará pistas para a elaboração do texto pela classe.
Topo
Queridos pais,
Meus colegas e eu fizemos produções de
textos e dramatizações e vocês poderão vê-los no
pátio da escola, no dia 20 de agosto, das 9h às 10h30.
Espero vocês,
Mariana
Ao ler, chame atenção para as características do convite. Pergunte:
●Qual o motivo desse convite?
●Quem está sendo convidado?
●Qual a data da apresentação?
●Onde as produções serão expostas?
●Quem assinou o convite?
●As informações contidas no convite são importantes? Por quê?
II – APRESENTAÇÃO DA DRAMATIZAÇÃO
Topo
1 – Ensaio
Ensaie sistematicamente com os alunos, uma ou duas vezes por semana. Ao longo dos ensaios, chame a atenção para o tom de voz e entonação (as falas dos personagens). Nesses encontros dirija o olhar para a maneira com que essas pessoas se apresentam: local, como se posiciona se utiliza o tom de voz adequado, se falam muito rápido ou devagar demais.
Topo
2 – Apresentações da dramatização
Antes da apresentação, lembre aos alunos quando forem dramatizar, devem informar aos ouvintes os personagens, o título e o autor. Converse com eles sobre como preferem apresentar.
III - ORGANIZAÇÃO DO LIVRO DE FÁBULAS
Topo
1 – Confecção da capa
A capa deverá ser feita com cartolina cortada no tamanho adequado. Converse com a classe sobre o título que darão ao livro. Depois de definido, eleja os alunos que ficarão encarregados de fazer a ilustração da capa, copiar o título escolhido e o nome da turma que participou da elaboração.
Topo
2 – Montagem do livro
Reúna as folhas com as fábulas, grampeie e monte o livro. Depois de pronto, escolha três alunos para fazerem a entrega do livro à biblioteca da escola. Junto com a classe, combine que esses alunos deverão dizer no dia da entrega.
Topo
Um comentário:
Fábulas é um gênero textual encantador e de fácil compreensão. Parabéns!!!
Postar um comentário