FÁBULAS

I – PESQUISA E SELEÇÃO DE TEXTOS


DRAMATIZAÇÃO DE FÁBULAS


Este projeto tem o objetivo de colocar os alunos em situações formais de uso da língua, uma vez que irão se apresentar a um determinado público dramatizando as fábulas trabalhadas no projeto.

A seguir apresentamos uma proposta para as várias etapas deste Projeto.

Topo
1 – Informar aos alunos sobre o projeto


O primeiro passo é conversar com os alunos sobre como realizarão este projeto, ou seja, que etapas irão desenvolver. Informe-lhes que o primeiro passo será pesquisar fábulas, depois irão escolher um deles para ser dramatizado e apresentado ao público a ser definido. Informe também que irão estudar a tipologia textual escolhido e montar um livro com esse texto escolhido, para ser doado à biblioteca da escola.

Topo
2 – Definição do público para o qual irão dramatizar as fábulas


Proponha uma atividade em que os alunos possam manifestar opiniões sobre o texto escolhido.

Topo
3 – Pesquisa e leitura de fábulas


Durante a semana, leia junto com eles duas ou três fábulas por dia, ampliando, assim, o repertório desses tipos de texto. Peça-lhes que pesquisem fábulas na biblioteca da escola ou em livros didáticos e os tragam anotados para a aula.

Topo
4 – Seleção das fábulas


Selecione com os alunos quais as fábulas que gostariam de dramatizar e registre no quadro e no seu caderno.

Topo
5 – Cópias dos textos selecionados pelos alunos


Cada aluno deverá copiar no seu caderno o texto a ser dramatizado. Informe aos alunos que a cópia da fábula deverá ser idêntica ao texto original e, deve incluir o título e o nome do autor.

Revise, individualmente, a escrita dos textos.

Topo
6 – Ilustrações da fábula


As ilustrações poderão ser feitas com desenhos e/ou recortes e colagens.

Topo
7 – Escrita do convite


Informe aos alunos que será necessário produzir um convite a ser entregue ao público escolhido para assistir a dramatização. Para isso, os alunos terão de definir:


●quando será realizada a apresentação;

●onde será realizado;

●horário da apresentação.


Será preciso explorar o conhecimento prévio dos alunos sobre os convites. Se possível, apresente á classe diferentes tipos de convites (aniversárias festas a escola, casamento, etc.). Pergunte-lhes se já viram um convite, em que situações são usadas, quem o lê, como um convite pode ser entregue (em mãos, por correio ou enviado pela Internet), caso conheçam, peça-lhes que tragam para ter como modelo para a produção do mesmo.


Se achar conveniente, transcreva o convite abaixo no quadro e leia-o para os seus alunos. Ele dará pistas para a elaboração do texto pela classe.

Topo
Queridos pais,

Meus colegas e eu fizemos produções de

textos e dramatizações e vocês poderão vê-los no

pátio da escola, no dia 20 de agosto, das 9h às 10h30.

Espero vocês,

Mariana


Ao ler, chame atenção para as características do convite. Pergunte:


●Qual o motivo desse convite?

●Quem está sendo convidado?

●Qual a data da apresentação?

●Onde as produções serão expostas?

●Quem assinou o convite?

●As informações contidas no convite são importantes? Por quê?


II – APRESENTAÇÃO DA DRAMATIZAÇÃO

Topo
1 – Ensaio


Ensaie sistematicamente com os alunos, uma ou duas vezes por semana. Ao longo dos ensaios, chame a atenção para o tom de voz e entonação (as falas dos personagens). Nesses encontros dirija o olhar para a maneira com que essas pessoas se apresentam: local, como se posiciona se utiliza o tom de voz adequado, se falam muito rápido ou devagar demais.

Topo
2 – Apresentações da dramatização


Antes da apresentação, lembre aos alunos quando forem dramatizar, devem informar aos ouvintes os personagens, o título e o autor. Converse com eles sobre como preferem apresentar.


III - ORGANIZAÇÃO DO LIVRO DE FÁBULAS

Topo
1 – Confecção da capa


A capa deverá ser feita com cartolina cortada no tamanho adequado. Converse com a classe sobre o título que darão ao livro. Depois de definido, eleja os alunos que ficarão encarregados de fazer a ilustração da capa, copiar o título escolhido e o nome da turma que participou da elaboração.

Topo
2 – Montagem do livro


Reúna as folhas com as fábulas, grampeie e monte o livro. Depois de pronto, escolha três alunos para fazerem a entrega do livro à biblioteca da escola. Junto com a classe, combine que esses alunos deverão dizer no dia da entrega.

Topo

Um comentário:

Anônimo disse...

Fábulas é um gênero textual encantador e de fácil compreensão. Parabéns!!!

Postar um comentário